Fotovoltaico On-Grid

Quando em operação, o Gerador Solar Fotovoltaico On-Grid (conectado à rede elétrica de distribuição) atende à demanda imediata de consumo e o excedente produzido é destinado para a rede elétrica pública, sendo totalmente contabilizado como crédito em carga elétrica a serem consumidos na ausência da geração solar. Durante a noite, a rede pública fornece energia normalmente.

Esse fluxo constante de energia (geração e consumo) é registrado pelo Relógio Bidirecional, aparelho que substitui o medidor tradicional (Relógio de Luz). É possível monitorar a geração e o consumo via aplicativos digitais em tempo real. 

A manutenção é pequena, tratando-se apenas de limpar a superfície dos painéis para remover a poeira, com um pano úmido, pouquíssimas vezes ao ano, pois a própria chuva também realiza esse processo.

O Painel Solar

O Painel Solar gera a energia elétrica através de células fotovoltaicas que são estimuladas pela luz do sol. Os painéis são interligados e a energia gerada em corrente contínua é transmitida para um inversor.

O Inversor Solar

O Inversor Solar converte a corrente contínua gerada pelos painéis, em corrente alternada, que é a forma que normalmente é utilizada para abastecer os consumidores.

A Energia Solar Gerada

A Energia Solar é enviada do inversor para o seu quadro de energia, que por sua vez distribuí para a residência, comércio ou indústria, podendo ser utilizada normalmente para qualquer necessidade. Quando isto ocorre, você deixa de consumir a energia da concessionária e passa a utilizar a energia solar gerada pelo seu sistema. Neste momento você já começa a economizar.

 

O Excedente de Energia Gerado

O Excesso de Energia vai para a rede de distribuição da sua concessionária e você passa a obter créditos em Kw, que você poderá usar, enquanto as suas placas não estiverem gerando energia, por exemplo, durante a noite. Para que isso aconteça, é instalado um relógio bi-direcional que controla a entrada e saída da energia.

Fotovoltaico Off-Grid

O Gerador Solar Fotovoltaico Off-grid é autônomo, ou seja, funciona desconectado da rede elétrica. Toda energia produzida durante o dia, passa por um controlador, que é configurado para carregar o banco de baterias e também para atender à demanda imediata de consumo do local.

Durante a noite, quando não há produção, o controlador de carga libera a energia das baterias, que é destinada para atender a demanda necessária do local.

O dimensionamento correto do banco de baterias e do número de placas fotovoltaicas de acordo com a demanda de energia do local é muito importante, não só para o bom funcionamento do sistema, evitando falta de energia, mas também para a durabilidade do banco de baterias, que pode ter sua vida útil muita curta se o sistema não for projetado corretamente.

O Painel Solar

O Painel Solar gera a energia elétrica através de células fotovoltaicas que são estimuladas pela luz do sol. Os painéis são interligados e a energia gerada em corrente contínua é transmitida para um controlador de carga.

O Controlador de Carga

O Controlador de Carga tem a função de gerenciar a carga e a descarga da bateria, determinando a prioridade do uso da energia conforme a necessidade de consumo, enviando a mesma para armazenamento no banco de baterias ou para o consumo imediato do local. 

O Inversor Solar

O Inversor Solar converte a corrente contínua, em corrente alternada, enviando a mesma para o quadro geral de distribuição do local, para abastecer a demanda necessária.

O Banco de Baterias

O banco de baterias funciona para armazenar a energia excedente produzida. Quando não há produção, é o backup que atenderá a demanda de consumo do local.

Desenvolvido por Nichos Comunicação - Todos os direitos reservados - Copyright 2019