6 passos para avaliar propostas de energia solar fotovoltaica

passo: PREÇO

Responder DUAS perguntas básicas:

1) Qual o valor Total do investimento proposto?

2) Qual a Potência do Gerador sugerido?

Dividindo o primeiro item pelo segundo, calcule o custo do investimento por Kwp (valor do investimento em reais, por unidade de potência). É esse número que servirá de base para comparar diferentes propostas.

Comparando o custo do investimento por Kwp entre as propostas, é possível identificar o melhor preço. Não menos importante, é preciso agora considerar também outros fatores para avaliar a QUALIDADE do gerador oferecido.

2º passo – QUALIDADE

Quais as marcas dos componentes oferecidos na proposta?
Qual a marca e modelo dos módulos ou painéis oferecidos?

Qual a marca e modelo do Inversor oferecido?

Marcas de renome são consolidadas no mercado, oferecem certificação, assistência e garantias que podem fazer toda a diferença ao longo de toda a vida útil do seu sistema. Lembre-se que o investimento é feito considerando uma vida útil de no mínimo 25 anos. Isso é importante porque muitas vezes uma proposta pode estar mais barata porque está oferecendo equipamentos inferiores, com menos durabilidade, tecnologia inferior, que muitas vezes podem comprometer o funcionamento e a eficiência do gerador, causando perdas ou panes ao longo de sua vida útil e consequentemente, comprometendo o retorno do seu investimento. É preciso analisar com critério a relação custo-benefício de investir um pouco mais em marcas conhecidas e em tecnologia de ponta, e com referência no mercado. Lembre-se, quanto mais atualizada a tecnologia do painel, mais eficência para o seu sistema. Essa diferença no valor do investimento com certeza se diluirá ao longo do tempo.

 

3º passo: POTÊNCIA

Qual a potência dos painéis ou módulos fotovoltaicos que compõe o seu sistema? São painéis MONO ou POLI cristalinos?

Os módulos mais modernos e recentes lançamentos, tem no mínimo 450W de potência. Quanto maior a potência de cada módulo, menor a quantidade necessária para atingir a potencia do gerador. Por exemplo: se estou comprando um gerador de 5,4 Kwp – vou precisar de 12 placas de 450W (12 x 450W= 5,4Kwp) ou de 15 placas de 360W (15 x 360W = 5,4Kwp). Quanto MENOR o número de placas, menos espaço no telhado é necessário para gerar a mesma quantidade de energia. Por consequência, menor o valor de instalação e menor o valor de manutenção futura. Além disso, os módulos mais modernos em sua maioria são MONO cristalinos, costumam ser mais eficientes e tem mais durabilidade, o que sem dúvida deve também ser levado em consideração na relação custo-benefício a ser avaliada.

4º passo – INSTALAÇÃO LADO CA

Muitas propostas NÃO INCLUEM toda a ESTRUTURA DE LIGAÇÃO ATÉ O QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DO LOCAL, todas as PROTEÇÕES NECESSÁRIAS DO LADO CA e os CABOS DE ATERRAMENTO, deixando claro ou não, quando o cliente deverá arcar com esses custos adicionais. Sendo assim, é importante certificar-se de que no valor proposto, esses custos foram considerados. Afinal, você terá que pagar por eles de qualquer maneira para ligar o seu sistema, são custos que não podem ficar de fora na hora de avaliar a relação custo-benefício entre as propostas.

5º passo – GARANTIAS

Verifique se a proposta contempla:

Garantia de Instalação, Seguros de engenharia e dos equipamentos durante a montagem.

6º passo – COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE

Depois de passar por todas essas etapas e ter identificado a melhor proposta, resta saber se a potencia do gerador solar fotovoltaico sugerido de fato atenderá a necessidade de sua residência ou empresa. Como identificar a potência ideal?

Os cálculos para dimensionar a potência de um gerador solar fotovoltaico envolvem muitas variáveis. Além do consumo médio mensal do cliente, os dados climáticos da região e do local a ser instalado, também devem ser consideradas outros fatores, como a orientação, o sombreamento e a área disponível em solo, água ou no telhado.

Cada empresa tem uma maneira de realizar esse cálculo, que pode ser mais ou menos preciso, dependendo da ferramenta utilizada nesse dimensionamento. Dê preferência para empresas que fazem esse cálculo através de softwares especializados, reconhecidos mundialmente, que garantem a melhor performance de Geração x Investimento. Em geral, na aprovação do projeto, a empresa realiza uma visita técnica para colher dados, verificar orientação do espaço disponível, estruturas e possíveis sombreamentos. Com os dados consolidados, é feita a simulação no sistema computacional, minuto a minuto, prevendo o funcionamento do sistema durante todo o ano, estação por estação. A utilização de dados meteorológicos confiáveis e atualizados, bem como das características dos equipamentos e suas respectivas configurações, do projeto sob medida, com assertividade em relação a capacidade de geração do sistema.

Desenvolvido por Nichos Comunicação - Todos os direitos reservados - Copyright 2019