Entenda como funciona o sistema Zero Grid

Um gerador fotovoltaico Zero Grid é um sistema conectado à rede elétrica (on-Grid), porém com injeção zero. Ou seja, toda a produção de energia é projetada para atender o consumo imediato do local, sem injeção de excedente na rede elétrica.

A diferença entre o sistema Zero Grid do sistema On-Grid é o fato de que é um sistema que não trabalha com energia excedente, ou seja, não é um sistema que trabalha com reserva de energia (créditos) para consumo quando não há produção (a noite, por exemplo), quando a rede elétrica de distribuição do local suprirá essa necessidade.

O sistema GRID ZERO é gerenciado por um equipamento inteligente ligado ao inversor que limita a injeção, ajustando dinamicamente a produção do mesmo, conforme o limite de exportação estabelecido. Justamente por não injetar energia excedente na rede, o sistema Zero Grid não precisa de homologação na concessionária, o que o torna interessante e muito indicado para casos específicos, como por exemplo:

  • Para empresas que já possuem o sistema On-Grid dimensionado no limite da demanda contratada. Com o mesmo contrato de demanda, sem necessidade de gastos e investimentos para aumento da demanda contratada e infra-estrutura como um todo, (o que se tornaria muito caro e muitas vezes inviável) esses usuários podem reduzir a conta de energia consumida durante o dia, ficando livre dos encargos, taxas e impostos que incidiriam sobre essa energia, embutidos pela concessionária.
  • Geralmente, os sistemas OFF GRID são utilizados para prover energia elétricas em áreas remotas com inexistência da rede convencional, mas há regiões que se tem a rede elétrica, porém não é permitido a injeção de energia na rede. Nesses casos, o gerador Grid Zero é a solução ideal para gerar economia por meio do autoconsumo imediato, pois exige um custo menor de investimento, já que elimina os custos com banco de baterias.
  • Consumidores do mercado livre. Esses usuários poderão diminuir seus contratos junto as unidades produtoras com a instalação de geradores grid zero para suprir parte de sua demanda energética sem prejudicar seus acordos, uma vez que o sistema de geração GRID ZERO é totalmente independente da rede e altamente interativo para controlar as necessidades de cargas/consumo.

A principal vantagem é que o sistema é independente, não depende de homologação e contrato com a concessionária, o que isenta o usuário da “taxação solar” ficando livre dos encargos, taxas e impostos que incidiriam sobre a energia de Autoconsumo Imediato.

Lembrando que essa vantagem só é um benefício se a unidade consumidora tiver um comportamento de consumo onde a energia gerada pode ser consumida no ato da geração. O sistema zero grid não possibilita acumulo ou reserva de energia, ou seja, caso o usuário não utilize a energia gerada no momento em que ela está sendo produzida, (como é o caso da grande maioria das residências, quando o consumo maior é a noite), o usuário terá sua produção desperdiçada e terá que suprir sua necessidade através da rede elétrica de distribuição, sujeito às tarifas e bandeiras vigentes conforme o horário de consumo, o que pode inviabilizar totalmente o investimento.

Enfim, SEM uma análise criteriosa e um projeto bem elaborado, que considere as cargas envolvidas, o local, espaço e estrutura disponível, a capacidade de produção e a necessidade de energia ao longo das horas do dia, não há como dizer qual o sistema mais indicado. Antes de investir consulte um especialista!

Desenvolvido por Nichos Comunicação - Todos os direitos reservados - Copyright 2019