Não confunda energia solar térmica ou aquecedor solar, com gerador solar fotovoltaico

Você sabe a diferença entre aquecimento solar e gerador solar fotovoltaico?

Quando se fala em energia solar, muita gente já lembra daquelas placas térmicas, que AQUECEM água do chuveiro e da piscina, sabe? Inclusive muita gente reclama desse sistema quando está associado a um boiler, porque diz que sempre tem um engraçadinho na família que toma aqueles banhos demorados e que não deixa água quente pra mais ninguém… Pois é.  Esse é um dos tipos de energia solar, já conhecido e muito utilizado no Brasil, que é usado para AQUECIMENTO.

É que na verdade, há dois tipos de energia solar:

De um lado temos a energia solar sendo transformada em ENERGIA TÉRMICA – para aquecimento de água de banho e de piscinas, de outro, temos a energia solar sendo transformada em ENERGIA ELÉTRICA através de painéis compostos por células fotovoltaicas. Hoje vamos falar aqui, da diferença entre esses dois tipos de energia solar: o AQUECEDOR SOLAR e o GERADOR SOLAR FOTOVOLTAICO.

Então para ficar bem claro:

Envolveu água no processo, é um sistema de energia solar TÉRMICO.

Envolveu eletricidade: é um sistema de energia solar FOTOVOLTAICO.

Como são tecnologias completamente diferentes, cada sistema funciona de um jeito. Para esclarecer um pouco da diferença entre eles e evitar confusões comuns, vamos falar de dois fatores:

1. TEMPERATURA

No caso das módulos térmicos, quanto mais quente estiver o sistema, melhor. A ideia é transferir o calor para a água, que vai aquecendo no caminho que percorre no sistema. Já no caso das placas fotovoltaicas, não é assim que funciona. O excesso de calor prejudica o fluxo de elétrons nas células fotovoltaicas e a produção de energia é prejudicada. É por isso que as placas compostas por materiais que absorvem pouco calor são as mais eficientes. Esse é um dos fatores que faz algumas marcas serem melhores que outras. Não, os módulos fotovoltaicos não são todos iguais, variam conforme a potência e eficiência de geração, além de terem durabilidade e garantias específicas conforme a marca e o fabricante.

2. O SOMBREAMENTO

Outra coisa importante que é preciso considerar. O sombreamento.

Quando há uma sequência de placas, no sistema térmico, se houver sombreamento em uma das placas, por causa de uma chaminé, por exemplo, as outras continuarão fornecendo a mesma quantidade de calor para o sistema, aquecendo a água que passa por elas da mesma maneira, ou seja, o restante do sistema não será prejudicado.

Já no caso do sistema de solar fotovoltaico, se em uma das sequências de placa, uma delas estiver sombreada, isso vai interferir no fluxo de elétrons em todas as outras, ou seja, a eficência de todo o sistema será afetada.

Para você entender melhor, funciona igual a fila do bandejão. Não adianta nada todos andarem rápido se servindo do arroz, do feijão e da mistura, se há alguma dificuldade na hora de pegar a salada. A fila vai parar do mesmo jeito. E isso também acontece na sequência de placas fotovoltaicas, quando há sombreamento em uma delas. O fluxo de elétrons que geram a corrente elétrica diminui naquela sequência inteira, gerando menos corrente no final, como se todas estivessem igualmente sombreadas.E

 

E para terminar, vale ressaltar também, que enquanto o sistema de energia solar térmico gera economia em PARTE do consumo de uma casa: banho e piscina o sistema solar fotovoltaico gera economia no consumo de energia de TODA a casa: Geladeira, TV, computadores, Máquina de lavar, Ferro de passar, Lava Louças, Forno Elétrico, Secador de cabelo, Iluminação etc

 

 

Desenvolvido por Nichos Comunicação - Todos os direitos reservados - Copyright 2019