Vai construir ou reformar? 5 dicas para deixar sua obra pronta para receber um sistema de energia solar fotovoltaica.

A preocupação com sustentabilidade vem ganhando cada dia mais espaço na nossa vida. É uma tendência mundial que se reflete principalmente na construção civil, que visa desenvolver e adotar novas estratégias para minimizar os impactos no meio ambiente e trazer economia no longo prazo, principalmente com água e energia. Portanto, se você vai construir, não deixe de observar essas dicas!

Apesar da instalação da energia solar fotovoltaica não exigir grandes modificações para ser implementada num imóvel, se você está construindo, pode fazer um planejamento levando em conta algumas dicas que além de facilitar, tornarão o processo mais econômico, simples e eficiente.

São 5 pontos para os quais você deve dar atenção na hora de construir:

  • A área disponível para alocação do sistema – Se você pretende utilizar o telhado, o espaço que você vai precisar, dependerá da potência do gerador que deseja instalar, ou seja, quanto mais energia você pretende gerar, maior a área necessária. A partir do projeto elétrico da obra e das cargas, é possível fazer uma estimativa do espaço necessário, conforme a potência e as dimensões do módulo fotovoltaico disponível para o seu sistema. Com um pré-dimensionamento bem feito, você poderá deixar reservada uma área com bastante incidência de sol para alocar o seu sistema. Quando falamos de telhado, quanto menos recortado e sem sombreamento, melhor.
  • A orientação e a inclinação do telhado para melhor orientação e posicionamento das placas solares, dependem do local onde você vai construir. Nesse link há um vídeo que ilustra bem essa questão, mas considerando o estado de São Paulo, por exemplo, um telhado orientado para face norte com inclinação igual ou bem próxima da latitude do local são o ideal, pois garantem uma maior ensolação ao longo do ano, o que vai garantir melhor performance do seu sistema.
  • Estrutura para comportar o peso dos painéis. O painel fotovoltaico não é muito pesado e quase todos os tipos de telhado e laje estão preparados para receber a carga adicional dos módulos, mas é bom lembrar que dependendo do tipo de estrutura, você pode precisar de um reforço.
  • Localização do quadro geral de distribuição e espaço para o inversor. O inversor é um equipamento eletrônico. Portanto é importante protegê-lo de umidade ou incidência direta da luz do sol. Alguns foram feitos para ficarem ao ar livre, porém quanto maior a proteção mais tempo ele deve durar. Também é importante que o inversor esteja perto do seu quadro de distribuição de energia – isso vai facilitar muito a ligação na rede e também a manutenção. 
  • Aterramento do sistema fotovoltaico. Por uma questão de segurança, todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados. Por isso, deixar um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados pode facilitar bastante o processo.

 

Enfim, se você está construindo agora ou planeja construir, vale a pena estar atento a esses fatores. A energia solar fotovoltaica é um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos e chegou para ficar. Nada se compara as vantagens que ele oferece, portanto, deixar seu imóvel pronto para ser sustentável em energia é um ótimo negócio.

Desenvolvido por Nichos Comunicação - Todos os direitos reservados - Copyright 2019